segunda-feira, 18 de maio de 2015

Enem/Obmep e Jogos Matemáticos

Pegamos alguns gráficos de uma reportagem que mostram os índices de homofobia em números no Brasil. A reportagem esta disponível em: Link
Gráfico 1
È possível perceber que entre 15 e 29 anos, a taxa de vitimas é mais alta em relação as outras. A partir daí então os índices caem até que atinjam 0,04 por cento, que compreende as idade de ate 12 anos.As percentagens
São menores nas faixas de:15 a 29,40 a 49,50 a 59,70 a 85 e 60 a 59 que é a menor percentagem .A área matemática que se insere na analise do gráfico é a estatística.Os intervalos(faixas das idades) são obtidas através da diferença da maior e a menor idade.Temos também a freqüência relativa que mostra a probabilidade de um evento acontecer(no caso as chances de uma pessoa ser vitima dentro de uma certa faixa etária).

Gráfico 2


Segundo o gráfico, o dado mais recente a respeito da relação entre vítimas e supesteitos revela que 58,9% das vítimas conheciam seus agressores. A partir dessa informação podemos concluir que isso acontece devido ao desleixo no âmbito da lei com os LGBTS. A ausência de legislações específicas que punam esse tipo que violência, faz com que o agressor não se intimide em revelar a sua identidade, e,  que a vítima tenha medo de denunciar.
As análises foram feitas essencialmente a partir dos dados provenientes do Disque Direitos Humanos (Disque 100) da SDH: as estatísticas analisadas referemse às violações reportadas, não correspondendo à totalidade das violências ocorridas cotidianamente contra LGBTs.

Gráfico 3
Já o gráfico a seguir mostra o perfil das violações denunciadas em 2012, com destaque para a violência psicológica e a discriminação:

Sendo assim, 1,13% sofre abuso financeiro, 74,01% discriminação, 5,70% negligência, 0,10% outras relacionadas aos dhs, 0,10% trabalho escravo, 0,03% tráfico de pessoas, 32,68% violência física, 2,39% violência institucional, 83,20% violência psicológica e 4,18% violência sexual. Analisando este gráfico , ficamos surpreendidos com os dados representados. Por isso é muito importante analisar um gráfico atenciosamente.


  • QUESTOES  COM GRAFICO ENEM

ENEM 2010 - Questão 140 – Prova Rosa.
Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de
A) 24500.
B) 25000.
C) 220500.
D) 223000.
E) 227500


Resolução
 



ENEM 2012 - Questão 140 – Prova Amarela.
O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011. 
De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram
a) março e abril.
b) março e agosto.
c) agosto e setembro.
d) junho e setembro.

e) junho e agosto. 

Resolução 


ENEM 2011 - Questão 152 – Prova Azul.
As frutas que antes se compravam por dúzias, hoje em dia, podem ser compradas por quilogramas, existindo também a variação dos preços de acordo com a época de produção. Considere que, independente da época ou variação de preço, certa fruta custa R$ 1,75 o quilograma. Dos gráficos a seguir, o que representa o preço m pago em reais pela compra de n quilogramas desse produto é
 

RESOLUÇÃO:
Precisamos calcular o preço m pago, em reais, compra de n quilogramas.
Sabendo que cada quilograma custa R$1,75 então para n quilogramas a função que representa o preço m do produto é:
m = 1,75.n
Ou seja, m é diretamente proporcional a n. Por exemplo, se dobrarmos a quantidade n de quilogramas então o preço m também irá dobrar. Percebemos que o aumento do preço será linear.
Logo a resposta será letra E

ENEM 2010 - Questão 142 – Prova Rosa.
Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos e, a partir de 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Para ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filho nas idades consideradas.
Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?

RESOLUÇÃO 




Nenhum comentário:

Postar um comentário